M-ITI

O M-ITI – Madeira Interactive Technologies Institute é um Instituto de inovação, tal como definido pelos estatutos da Universidade da Madeira que, estabeleceu como um associado independente, sem fins lucrativos, organizado pela P&D, cujos membros fundadores são a Universidade da Madeira, Madeira Tecnopolo SA e Carnegie Mellon University. O M-ITI, opera no domínio interdisciplinar da interação Homem-computador encapsulando contribuições da ciência da computação, psicologia e design, a fim de abordar/envolver-se em importantes desafios científicos e tecnológicos que são relevantes para a sociedade e têm um impacto económico significativo.

O trabalho do Instituto concentra-se, principalmente, em inovação nas áreas de ciência da computação, interação Homem-computador e tecnologia de entretenimento.

Desde 2011, o M-ITI faz parte do LARSyS, uma associação de seis unidades de I & D com base em quatro universidades portuguesas: Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Universidade dos Açores e a Universidade da Madeira.

A missão do M-ITI, é aumentar a compreensão da experiência humana e das tecnologias interactivas, através da pesquisa básica, o que é inovador e susceptível para manifestar necessidades do Mundo real, precisando usar a colaboração multidisciplinar das variadas perspectivas.

A visão é criar um centro de influência e internacionalmente reconhecido de excelência para pesquisa e educação em tecnologias interactivas e avançar o desenvolvimento estratégico da Universidade e da região da Madeira, através de soluções e abordagens com impacto económico e significado científico. Na busca dessa visão , esforçam-se para construir colaborações e parcerias nacionais e internacionais com o comércio e a indústria, bem como, com outras instituições de pesquisa e educacionais.. Buscam desenvolver sinergias criativas entre a educação e a pesquisa desenvolvendo o exploratório prático, permanecendo firmemente ancorada na realização e no praticável.

Portanto, as actividades do M-ITI procuram os seguintes objectivos:

  • Desenvolver a capacidade em um ambiente sustentável, que acolhe a pesquisa interdisciplinar e inovação em sistemas e serviços interactivos por meio de comunicações, rede e tecnologias de informação.
  • Fazer avançar a educação nas áreas da interacção Homem-computador e engenharia de software por meio de programas internacionais de pós-graduação multidisciplinares que desenvolvam novos líderes e pioneiros.
  • Explorar e expandir o potencial da tecnologia, para melhorar a comunicação humana através da concepção e desenvolvimento de novos sistemas e serviços e, investigando o seu uso e eficácia em contextos do Mundo real.
  • Colmatar as lacunas entre engenharia de software, design de interacção e design de serviços através do desenvolvimento de ferramentas práticas e técnicas, teoria e práticas centradas na satisfação das necessidades humanas genuínas.

Para atingir esses objectivos, o Instituto baseia-se em três competências essenciais ou perspectivas (Ciências Humanas, Ciências da Computação e Engenharia de Software e, Design e Criatividade), que fornecem uma ampla experiência em diferentes domínios. Um número de áreas de aplicação são transversais às competências essências do M-ITI (sustentabilidade, tecnologias de apoio e Cultura Digital), extraindo as diferentes perspectivas para alcançar a interdisciplinaridade exigida, para ter um impacto real na experiência humana através do uso de tecnologias interactivas. Estas áreas de aplicaçãoo exploram a natureza sinérgica e complementar da perícia no M-ITI. Consequentemente, o M-ITI aproveita uma abordagem multifacetada única para pesquisa e educação.

O M-ITI é um instituto muito competitivo que visa alcançar alta qualidade em pesquisa e educação. Para ser bem sucedido, o Instituto procura activamente colaborar com parceiros tanto académicos como industriais. A colaboração com a Carnegie Mellon University é estratégica e tem resultado em grandes oportunidades em projectos de investigação, bem como, em projectos educacionais no contexto do programa MHCI.

A lista de parceiros da indústria está crescendo e inclui nomes como:

Portugal Telecom
ZON Madeira
Sapo.pt
Promosoft
Critical Software
Outsystems
Logica
Novabase
Collab.pt
PT Inovação
Vodafone Research

O Instituto é activo em vários projectos de Pesquisa e Desenvolvimento, em colaboração com os seus parceiros, tanto académicos como industriais. Os nossos objectivos para colaborar em I&D são os seguintes:

  • Compartilhar e expandir o seu conhecimento sobre a vasta gama de disciplinas relacionadas com as actividades do Instituto;
  • Ampliar a gama e as actividades de pesquisa, oferecendo oportunidades para novos talentos emergentes dos nossos cursos;
  • Construir pontes entre os resultados de pesquisa académica e as necessidades da indústria;
  • Apoiar e facilitar os parceiros da indústria interessados em estabelecer actividades intensivas em conhecimento na Madeira;
  • Contribuir para o desenvolvimento e reputação da Região da Madeira.

Para além das actividades aqui descritas, o M-ITI presta serviços de consultoria especializada, bem como, um conjunto de serviços no âmbito da sua missão, como já explicamos anteriormente.
Nota ainda para colaborações estruturais que são estabelecidas sob a forma dos chamados mini laboratórios – estes são laboratórios de investigação estabelecidos no Instituto. Estes mini laboratórios caracterizam-se por relações de trabalho curtas, com os professores e equipas de investigação no M-ITI, e permitem o acesso aos resultados da pesquisa do Instituto, o acesso a estudantes do Instituto, às oportunidades de colaborar com vários projectos de I&D e parceiros da Indústria da rede de contactos do M-ITI.